terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A VINGANÇA É UM FOGO DEVORADOR

O ressentimento é a cocaína das emoções: acelera a corrente sanguínea e aumenta o nível de energia.

No entanto, assim como a cocaína, ele exige doses cada vez maiores e mais frequentes. Há um ponto perigoso no qual a raiva deixa de ser uma emoção e torna-se uma força motivadora. Sem saber, a pessoa dominada pelo desejo de vingança afasta-se cada vez mais da capacidade de conseguir perdoar, porque viver sem a raiva é viver sem uma fonte de energia.

Isso explica por que as pessoas rancorosas se queixam a quem se dispõe a ouvi-las. Elas querem – elas precisam – de alguém para atiçar o fogo de sua ira… O ressentimento é como a cocaína também em outro sentido. A cocaína pode matar o viciado. E a raiva pode matar o rancoroso…

E ela também pode ser espiritualmente fatal. A raiva seca a alma.

O ódio é o cão raivoso que ataca o próprio dono. A vingança é o fogo devastador que consome o incendiário. O rancor é a armadilha que captura o caçador.

E a misericórdia é a escolha capaz de libertar todos eles.

O texto acima foi escrito por Max Lucado. Apenas quero complementar com o conselho de Romanos 12:17 a 19, na versão A Mensagem: “Não revidem. Descubram a beleza que há em todos. Se você descobriu em você, faça o mesmo com todos. Não insistam na vingança; ela não pertence a vocês. ‘Eu vou julgar. Eu vou cuidar disso’, diz Deus”.

Sem comentários:

Enviar um comentário