sábado, 18 de fevereiro de 2012

FORMAÇÃO DE GRUPOS E CONSOLIDAÇÃO DE GRUPOS FAMILIARES



“... unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus” (Colossenses 2:19).

INTRODUÇÃO
Depois que uma nova igreja tem sido plantada, ela deve experimentar o crescimento seguindo o padrão de multiplicação do Novo Testamento. Isto é necessário se a Igreja deseja tornar-se uma força vital de evangelização em sua própria comunidade assim como no mundo. Este capítulo explica os quatro tipos de crescimento que cada igreja deve experimentar: Crescimento Interior, Crescimento por Expansão, Crescimento por Extensão, e Crescimento de Ligação.

O CRESCIMENTO INTERNO

Quando nós falamos de crescimento interior da Igreja, nós estamos nos referindo ao crescimento espiritual e desenvolvimento de seus membros. A Igreja cresce espiritualmente na medida em que crescem os seus membros individuais.

Paulo se referiu a este processo, comparando-o ao crescimento interior no corpo natural:

“... unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efectua o crescimento dado por Deus” (Colossenses 2:19).

O “crescimento que Deus da” se refere ao crescimento espiritual. Quando os membros crescem espiritualmente, a Igreja experimenta Crescimento Interno. O Corpo inteiro é nutrido e aumenta com o crescimento de Deus.

O crescimento espiritual é um aumento em maturidade espiritual que produz o desenvolvimento da vida de Cristo no crente. É o crescimento no conhecimento de Jesus:

“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém” (2 Pedro 3:18).

É o crescimento em Jesus:

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15).

O crescimento espiritual significa diminuição do ego e aumento da vida de Cristo em você:

“É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).

O crescimento espiritual não vem automaticamente como resultado da duração do tempo em que uma tem sido crente. É o resultado do desenvolvimento da vida de Cristo em um crente.

As evidências do crescimento espiritual incluem:

1. Um aumento no conhecimento espiritual.
2. A aplicação apropriada desse conhecimento à vida e ministério.
3. Um deleite mais profundo nas coisas espirituais.
4. Um amor maior por Deus e pelos outros.
5. O desenvolvimento das qualidades espirituais semelhantes à de Cristo.
6. Um aumento no desejo e na habilidade de compartilhar o Evangelho com outros.
7. O desenvolvimento e o uso eficaz de dons espirituais.

O crescimento é o resultado natural da vida. Se há vida espiritual numa igreja, o crescimento interno resultará assim como o crescimento por expansão, por extensão, e de ligação.

O CRESCIMENTO POR EXPANSÃO

O crescimento por expansão ocorre quando os crentes ganham novos convertidos para Cristo e os trazem à comunhão com sua própria igreja local. Isto produz crescimento numérico da igreja local. Crescimento por expansão deve ser voltado para aumentar o Reino de Deus.

Se a “Segunda Igreja” agrega 100 membros da “Primeira Igreja” através do traslado de membros, não ocorreu crescimento no Reino. Houve um aumento no número de membros da Segunda Igreja, mas nenhuma expansão do Reino de Deus. O crescimento do reino só ocorre quando novos convertidos são ganhos para Jesus e discipulados para tornarem-se membros responsáveis do Corpo de Cristo.

O crescimento por expansão da igreja é ilustrado no livro de Atos:

“Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas” (Atos 1:15).
A Igreja começou em um cenáculo com um pequeno grupo de 120 Discípulos. No Dia de Pentecostes 3.000 foram agregados à igreja de Jerusalém:

“Os que aceitaram a mensagem foram baptizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” (Atos 2:41).

Depois do Pentecostes, o crescimento por expansão ocorreu numa base diária:

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (Atos 2:47).

O número de homens na igreja de Jerusalém cresceu para 5.000. Este cálculo não incluiu as mulheres e crianças que também eram parte da igreja:

“Mas muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil” (Atos 4:4).

Depois, multidões foram agregadas à igreja:

“Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados” (Atos 5:14).

“Acrescentados” foi uma palavra usada primeiramente para descrever a expansão da igreja. Logo o crescimento tornou-se tão rápido que a palavra “multiplicava” foi usada:

“Crescia a Palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos” (Atos 6:7).

Deste ponto em diante, o livro de Atos enfatiza a multiplicação de igrejas assim como de membros da igreja local de Jerusalém. Foram plantadas novas igrejas em cada centro pagão do mundo então conhecido em menos de 40 anos. Por exemplo, em Samaria...

“No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres” (Atos 8:12).

As igrejas na Judeia, Galiléia, Samaria, Lida, Sarom e Jope, todas elas experimentaram o crescimento por expansão:

“A igreja passava por um período de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor” (Atos 9:31).

“Todos os que viviam em Lida e Sarona o viram e se converteram ao Senhor... Este fato se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor” (Atos 9:35,42).

Havia crescimento na igreja em Antioquia (Atos 11:21, 24,26); Icónio (Atos 14:1); Derbe (Atos 14:20-21); Galácia (Atos 16:5); Filipos (Atos 16:14); Tessalónica (Atos 17:4); Bereia (Atos 17:12); e Corinto (Atos 18:8-11).


A igreja expandiu por causa de:

 Visão espiritual: João 4:35.
 Ministrar em áreas e ocasiões receptivas: Mateus 10:5-6,14; Atos 9:20-31; 16:6.
 Uma Metodologia de “Ir” em lugar de “Vir”: Eles foram às pessoas em lugar de esperar que elas viessem à igreja.
 Cada Crente se reproduzia: Atos 8:4.
 Usando as Redes Sociais: Os membros ganharam os parentes e amigos. O Evangelho se espalhou mais rapidamente através das redes sociais existentes.
 Usando os métodos de Jesus: Por todo o livro de Atos, a Igreja Primitiva usou os métodos ensinados e demonstrados por Jesus. Eles pregaram o Evangelho, ensinaram a Palavra, batizaram os novos crentes, e treinaram os novos discípulos (Mateus 28:19-20).
 Grupos: Os grupos foram importantes na expansão da Igreja do Novo Testamento. Paulo ensinou a um grupo especial de discípulos numa escola de expansão (Atos 19:9). Noutras ocasiões, Paulo ensinou a grupos segregados de judeus e Gentios (Atos 13:42). Os grupos pequenos se reuniam nas casas (Atos 12).
 Cada casa se tornou um centro de evangelização: Cada casa se tornou um centro para oração, pregação, instrução, cura e libertação.
 O Ministério do Espírito Santo: o Espírito Santo é o poder que convence os pecadores, homens e mulheres, e os persuade a aceitar a mensagem do Evangelho. Isto produz novos convertidos que levam à expansão da igreja.
 Os Dons espirituais: o crescimento humano exige o desenvolvimento de uma estrutura básica para apoiar a multiplicação das células. Para o Corpo de Cristo crescer, a estrutura é igualmente importante. Jesus disse que a colheita está madura, mas os obreiros são poucos. Se obreiros são poucos, então eles devem organizados para fazer a colheita de maneira eficaz.

O CRESCIMENTO POR EXTENSÃO

O crescimento por extensão ocorre quando uma igreja inicia outras igrejas numa cultura similar. A nova igreja é uma extensão da “igreja-mãe", assim como uma criança no mundo natural é uma extensão física dos pais.

O registro da extensão no livro de Atos revela que igrejas foram iniciadas pela igreja de Jerusalém na Judeia, Galileia, Lida, Sarom e Jope. Estas cidades tinham cultura judaica semelhante.

Há quatro maneiras nas quais uma nova Igreja começa:

1. Uma igreja começa outra igreja.

2. Várias igrejas cooperam para começar outras igrejas.

3. Uma igreja grande se divide para formar duas ou mais igrejas.

4. Um crente individual se dirige a uma certa área para começar uma igreja. Frequentemente é alguém com um com dom espiritual de apostolado. O Apóstolo Paulo é um exemplo. Esta pessoa às vezes é chamada de "plantador de igrejas."

Em cada uma destas maneiras, a multiplicação ocorre através da extensão do Evangelho formando um novo Corpo de crentes.

As novas igrejas podem ser de três tipos diferentes de extensão:

1. IGREJAS QUE MINISTRAM A UMA COMUNIDADE ESPECÍFICA:

Estas são as igrejas estabelecidas para atender a uma comunidade específica, povo, ou área numa cidade. Elas podem ser o resultado da evangelização que tem levantado a um grupo de novos crentes numa certa área. Elas podem estabelecer-se para ministrar áreas não alcançadas ou sensíveis.

2. IGREJAS QUE MINISTRAM A UM GRUPO ÉTNICO ESPECÍFICO:

Estas comunidades ministram a um grupo étnico específico que compartilha a mesma cultura, linhagem e idioma. Por exemplo, uma igreja poderia ser começada para as pessoas que falam espanhol e não podem entender o inglês falado nas reuniões de adoração da “igreja-mãe”. Outros exemplos são: uma igreja para os asiáticos em um acampamento de refugiados ou para os índios numa reserva americana.

3. IGREJAS COM PROPÓSITOS ESPECIAIS:

Uma igreja pode ser estabelecida para um propósito especial. Por exemplo, uma igreja pode ser plantada perto de uma universidade para atender especificamente aos estudantes.

O CRESCIMENTO DE LIGAÇÃO

O crescimento de ligação ocorre quando uma igreja se estende além do espaço nacional, linguístico ou étnico, para plantar uma nova igreja numa cultura diferente. O termo "ligação" é usado porque quando este processo ocorre uma “ligação” ou “ponte" é criada de uma cultura à outra para comunicar o Evangelho. Os meios modernos de transporte e comunicação têm avançado grandemente o potencial da igreja para o crescimento de ligação, inclusive nas áreas mais remotas.

O crescimento de ligação era parte do plano do Senhor Jesus para espalhar o Evangelho por todo o mundo. Os discípulos deveriam começar seu testemunho em sua própria cultura em Jerusalém e então se estender para plantar igrejas em outras áreas de cultura semelhante.

Logo, os discípulos deveriam cruzar as lacunas nacionais, linguísticas, e raciais para estender o Evangelho nas culturas diferente da sua, a lugares como Samaria e até "os confins da terra" (Atos 1:8). Os discípulos cumpriram a ordem imediatamente para multiplicar-se dentro de sua própria cultura (Atos 2).

A extensão às outras regiões de cultura semelhante virá como resultado da perseguição:

“E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. A Perseguição e a Dispersão da Igreja naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, excepto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e de Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estevão e fizeram por ele grande lamentação. Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão. Filipe em Samaria. Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem” (Atos 8:1-4).

Filipe primeiro cruzou a lacuna cultural no reavivamento em Samaria registrado em Atos 8. Pedro e João continuaram o ministério nessa área. O Apóstolo Pedro teve alguma dificuldade de aceitar a comissão para trabalhar transculturalmente. Ele era um judeu devoto e antes havia limitado o contato com as nações Gentílicas (não-judaicas). Deus falou a Pedro numa visão registrada em Atos 10 e então Pedro levou o Evangelho aos Gentios em Cesareia.

O crescimento de ligação no Novo Testamento é ilustrado melhor pelo ministério do Apóstolo Paulo. Deus chamou a Paulo especificamente a este ministério. Paulo era judeu, mas Deus lhe disse que ele era:

“... meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel” (Atos 9:15).

AS PRIORIDADES AO PLANTAR IGREJAS

Anteriormente você estudou as prioridades para a evangelização. As prioridades ao plantar igrejas são idênticas. Segundo o registro do Novo Testamento, deve dar-se prioridade ao começar igrejas por extensão aos grupos de pessoas não-alcançadas, as áreas sensíveis, primeiro as cidades e depois as áreas rurais.

Sem comentários:

Enviar um comentário