terça-feira, 12 de março de 2013

Evangelismo Global

Livre-se do Medo e da Culpa
 A evangelização deve ser uma parte da vida de cada cristão. No entanto, muitos crentes morrem de medo dessa palavra porque se imaginam buscando prosélitos nas esquinas, chamando de porta a porta ou passando noites sufocantes em alguma selva. Além disso, muitos cristãos se sentem nervosos em falar e despreparados para lidar com as perguntas das pessoas. Sim, alguns crentes têm um "dom de evangelismo" e eles são chamados a alcançar o mundo de formas dramáticas. No entanto, todos somos chamados a ser testemunhas de Cristo e isso deve ser uma extensão suave e natural da nossa vida cotidiana.
"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra." (Atos 1:8)
Evangelismo Global – Cresça Onde Deus o Plantou
 Quando se trata do evangelismo global, não necessariamente precisamos procurar um campo missionário profundo em algum lugar longe de casa. Você provavelmente já está lá! Onde Deus o colocou? Onde você já passa a maior parte do seu tempo? Pense em seus amigos. Pense em sua família. Pense no seu local de trabalho.
E agora? Como cristão, será que devo de alguma forma subir numa caixa de sabão e pregar Cristo a todos que conheço ou passe a conhecer? Se eu não fizer isso, sou de alguma forma menos cristão? Devo me sentir culpado? De jeito nenhum! Entenda que o alcance global é um processo e, como crentes, somos todos uma parte desse processo, geralmente em um nível local. Na maioria das vezes, a evangelização não é um evento único, mas uma progressão gradual de cultivar confiança e relacionamentos crescentes em nossas vizinhanças e em todo o mundo. É o evangelismo relacional.
Evangelismo Global - Evento Único versus Processo Orgânico
 "O evangelismo centrado em um evento define o sucesso como fazer com que uma pessoa ore para receber Jesus como Salvador pessoal. Entretanto, quando o evangelismo é visto como um processo orgânico, esta 'decisão' é apenas o passo culminante de um longo processo que Deus usa para aproximar uma pessoa para Si mesmo. O processo de Deus geralmente recruta um número de pessoas com uma variedade de dons -- cada uma com funções diferentes, mas vitais, para ajudar alguém a se aproximar de Jesus. Aceitar o dom divino da salvação -- obviamente a meta da evangelização – é dependente de muitos passos prévios" (Peel & Larimore, Going Public With Your Faith, 2003).
 Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um? Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus… (1 Coríntios 3:5-9)
Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa. Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhaste; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. (João 4:35-38)
Evangelismo Global - Pense como um Fazendeiro e Plante-se no Processo
 Então, o que é evangelismo global? Biblicamente, é todo o processo de cultivar, plantar, regar e colher por todo o mundo. Nós cultivamos o solo duro do coração e o preparamos para a verdade do Evangelho. Plantamos e aguamos o coração com o apoio emocional e evidência intelectual para o Evangelho. Finalmente, alguém recebe a bênção de fazer a colheita desse coração quando essa pessoa toma a decisão deliberada de receber o dom da salvação através do nosso Senhor Jesus Cristo. Como crentes, não somos necessariamente chamados a uma vida de "pregar o Evangelho". No entanto, somos todos chamados a fazer a nossa parte no processo orgânico de evangelismo global. Somos todos chamados a ser agricultores de Cristo no campo da Sua Grande Comissão! (Mat. 28:18-20)

Sem comentários:

Enviar um comentário