quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

Textos Chaves
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3-4).

Introdução
Deus tem um plano especial para alcançar o mundo com o Evangelho. Jesus revelou este plano quando Ele disse a Seus discípulos...

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).

Este versículo revela várias coisas sobre o plano de evangelização de Deus:
·         Jesus Cristo é o conteúdo da mensagem.
·         Os discípulos são os mensageiros do Evangelho habilitados pela força poderosa do Espírito Santo.
·         O mundo inteiro é ser o destinatário da mensagem.
Nesta lição você aprenderá sobre o conteúdo da mensagem do Evangelho. No Capítulo Quatro você aprenderá sobre os mensageiros do Evangelho que são os crentes capacitados pelo Espírito Santo. Capítulo Cinco explica como os mensageiros devem comunicar a mensagem e Capítulo Seis trata das pessoas que são os destinatários da mensagem.

O Evangelho do Reino
Jesus disse:
“E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mateus 24:14).

A mensagem de evangelização é o Evangelho do Reino. A palavra “Evangelho” realmente significa “boas notícias”. Quando nós falamos do Evangelho em um sentido Bíblico, isto se refere às boas notícias do Reino de Deus e da salvação através de Jesus Cristo.

Em Romanos 1:1 o Evangelho é chamado o “Evangelho de Deus”. Em Romanos 2:16 é chamado “o evangelho de Paulo”. Em Romanos 1:16 é o “Evangelho de Cristo”. No há nenhuma contradição nestes versículos porque Deus é o autor do Evangelho, Cristo é o tema, e o homem é o destinatário.

Os Elementos Básicos do Evangelho
Em 1 Coríntios 15:1-4, os elementos básicos do Evangelho são dados por Paulo.

A mensagem básica do Evangelho é que Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras, que Ele foi enterrado, e Ele ressuscitou segundo as Escrituras. Em seu sentido mais estreito, o Evangelho pode ser resumido na mensagem de João 3:16.

Em seu significado mais amplo, inclui tudo o que Jesus ensinou a Seus discípulos (Mateus 28.19-20).

Devemos contar aos homens sobre o Reino, desafiá-los a entrar nele, e treiná-los sobre como viver como cidadãos do Reino.

O Evangelho que nós pregamos não é um evangelho social para reformar a sociedade, mas é o Evangelho
de Deus para redimir aos pecadores. A mensagem do Reino deve incluir um chamado para arrepender-se do pecado (Marcos 1.14-15; Mates 4.17).

(Se você não entende os princípios básicos do Reino de Deus, obtenha o curso do Instituto Bíblico Tempo de Colheita, “A Vida do Reino”).

Uma Mensagem Universal
A expressão mais importante no Evangelho é “todo aquele”. Ela foi usada por Jesus (João 3:16), Paulo (Romanos 10:13), e João (Apocalipse 22:17). O Evangelho é para todos os homens de todas as raças, culturas, tribos, e nações. É uma mensagem universal por quatro razões:
1.         O pecado é universal: Romanos 3:23
2.         A oferta de salvação é universal: 1 Timóteo 2:4
3.         A ordem para arrepender-se é universal: Atos 17:30
4.         O convite para crer é universal: Romanos 10:9-11

O Poder do Evangelho
Há grande poder na mensagem do Evangelho. Paulo disse:
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou” (Romanos 1:16-19).

Estes versículos revelam porque o Evangelho é poderoso. É poderoso porque:
·         É a revelação do poder de Deus ao homem.
·         Traz a salvação a todos os homens, sem levar em conta a raça, cor, ou credo.
·         Revela o que pode ser conhecido pelos homens sobre Deus.
·         Revela o juízo e a ira de Deus contra o pecado.
·         Revela a justiça de Deus.
·         Mostra como ser justificado (perdoado, restaurado a uma relação correta com Deus) pela fé.
·         É a base da fé pela qual nós vivemos.

A Demonstração de Poder
O Evangelho deve ser pregado e deve ser ensinado, mas também deve incluir a demonstração do Reino de Deus em ação. Jesus disse a Seus seguidores:
“E, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demónios; de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10:7-8).

A mensagem do Reino não é só em letras. A demonstração do poder de Deus deve acompanhar a apresentação verbal. Isto ficou evidente no exemplo estabelecido por Jesus (Mateus 9.35; Lucas 9.11).

A demonstração de poder - os milagres e as curas - é o Reino de Deus em acção. Deve ser parte da mensagem de evangelização. Paulo disse:
“Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder” (1 Coríntios 4:20).

Estudo adicional
1. Para estudo adicional sobre o Reino de Deus, obtenha o curso do Instituto Bíblico Tempo de Colheita intitulado “A Vida do Reino”. 

2. Leia 2 Reis 4:29-37. Esta é a história de como Eliseu trouxe uma criança da morte para a vida. Leia sobre o pano de fundo desta historia em 2 Reis 4:8-17. Esta criança foi uma criança milagrosa, dada em resposta à oração de Eliseu e ao pedido de uma mulher sunamita que havia mostrado bondade ao profeta. O registro da morte da criança é dado nos versículos 18-20. A causa exacta da morte não é dada. É possível que fosse algum tipo de golpe, pois a criança se queixou de sua cabeça. Esta história é um exemplo natural do qual podem ser tiradas verdades espirituais com respeito à evangelização.

A evangelização é como levantar o morto porque você salva as pessoas do destino eterno da morte espiritual. A Bíblia diz que a alma que pecar morrerá, que o salário do pecado é a morte, e que os pecadores estão mortos em transgressões e pecado.

O seguinte pode deduzir-se das aplicações espirituais da história em 2 Reis:

1. Deve Ter Fé:
A. (Versículos 20-21) A mãe não aceitou simplesmente a morte da criança. A tendência seria chorar, chamar os lamentadores profissionais, e preparar o corpo.
B. Ao contrário, (versículo 21) ela a colocou na cama de Eliseu, fechou a porta, e foi à procura do profeta. Para entender isto, você deve ler o relato em 1 Reis 17:17-24 aonde Eliseu ressuscitou uma criança morta. Levar a criança ao quarto do profeta foi um ato de fé reivindicando o milagre feito por Eliseu. Ela não esperou pelo profeta para aloja-o. Ela o alojou, mas esperando um milagre similar.
C. Deus tem ressuscitado aos homens mortos desde o principio do tempo. Leve às pessoas, assim como elas estão, ao lugar do milagre.
D. (Versículos 22-23) Note a fé dela quando disse em resposta às questões de seu marido, “Paz”.
E. Quando começa a atuar em fé, ela aumenta. Quando ela se aproximou do profeta, sua fé havia aumentado (Versículo 26). Quando Eliseu enviou seu servo Geazí saber se tudo esta bem. Ela não disse “paz”. Ela disse, “bem”.

2. Deve Ir Depressa: Note no versículo 22 que a mulher disse, “para que eu corra”. Você deve ir depressa levantar o morto porque as almas estão morrendo no pecado.

3. Deve Romper Com a Tradição:
A. (Versículo 23) Seu marido questionou, “Por que você vai?” Não era o tempo tradicional para ir ao profeta. Não era lua nova ou sábado.
B. Você pode ter que romper com a tradição para evangelizar em demonstração de poder. As pessoas podem dizer-lhe, “Esta não é a maneira como nós fazemos as coisas”.

4. Deve Ter Compaixão:
A. (Versículos 25-27) O morto nunca se levantará pelos “Geazís” que não tem compaixão. Quando a mulher veio em busca da vida, Geazí não teve compaixão e a mandou ir embora.
B. O profeta mostrou interesse. Ele perguntou, “Tudo está bem? Contigo, marido e filho?”
C. Há pessoas que se têm esforçado para “subir à colina” para alcançar-nos. Elas estão enfadadas e caindo a nossos pés, e ainda as mandamos ir embora. Nós as enviamos aos conselheiros seculares, drogas, ou centros de reabilitação.

5. Deve Ir Onde Eles Estão:
A. (Versículos 29-31) Para ajudar aos mortos em pecado, você deve entrar onde eles estão, assim como Eliseu foi ao jovem.
B. Nós não podemos enviar homens sem poder (como Geazí) ou medidas substitutas (representadas pela vara). Para levantar da morte do pecado, Jesus entrou neste mundo. Ele veio até onde nós estávamos.
C. A mãe não se conformaria com nenhum substituto. Os homens e mulheres agonizantes não podem se agarrar a nada mais senão ao poder de Deus que pode soprar nova vida a uma alma morta.
D. Quando a mulher compartilhou sua necessidade, Eliseu lhe enviou primeiro a Geazí que ministrou à criança. Porém, “Geazí” - inclusive os “Geazís” que sustém a vara de Deus, nunca levantará o morto. Geazí foi adiante de Eliseu e da mulher, e colocou a vara na criança, mas não houve nenhuma resposta. 
E. Se deseja levantar os mortos, você deve seguir o exemplo do Mestre. Leia 1 Reis 17:17-24. Elias, que havia sido o Mestre de Eliseu, estabeleceu o exemplo para levantar uma criança morta. Se Eliseu houvesse seguido esse exemplo, ele nunca haveria enviado Geazí com sua vara parra tentar fazer a obra.
F. Eliseu pensou que o poder de Deus poderia trabalhar sem sua presencia pessoal e esforços. Nós tomamos a verdade doutrinária ou prática e a colocamos sobre o morto espiritual, mas nós não nos envolvemos pessoalmente com ele. Nós experimentamos muitos métodos sem o envolvimento pessoal, mas nós não teremos nenhum efeito sobre uma alma perdida mais do que teve a vara de Eliseu.
G. A letra da lei sem o Espírito nunca ressuscitará aos homens mortos. A vida não fluirá enquanto a liderança estiver pondo uma mão e uma vara indiferente sobre os homens e mulheres mortos.

6. Você deve Reconhecer A Gravidade Da Condição:
A. (Versículo 31) Geazí realmente não cria que a criança estava morta. Ele informou, "a criança não tem despertado”. Mas a criança não estava dormido. Estava morta. Geazí não estava realmente convencido, mas falou como se só estivesse dormido.
B. (Versículo 32) Eliseu sabia que a criança estava morta.
C. Incrédulos perdidos no pecado não estão simplesmente dormindo. É uma condição séria. É a morte espiritual, e eles nunca se levantarão até que nós reconheçamos isto.

7. Não Deve Deixar-se Derrotar Pelo Fracasso:
(Versículo 31... “a criança não tem despertado”) o primeiro esforço para levantar o morto falhou. Quando você falhou num esforço, não se renda. Não infira do fracasso que você não é chamado à tarefa. A lição do fracasso não está em retirar-se da missão, mas mudar o método. Você deve seguir o método do Mestre.

8. Deve Ressuscitar a Vida No Interior do Quarto:
(Versículo 33) Você deve entrar no “quarto” interno do coração, deve fechar a porta, e deve interceder pela humanidade agonizante.

9. Deve Ser Dotado Com Poder:
A. Quando ele entrou no interior do quarto, Eliseu já conhecia a fonte de seu poder. Algum tempo antes deste evento, o manto de Elias havia caído sobre Eliseu. Ele conhecia sua fonte de poder. Ele era provado e acrisolado.
B. Sozinho, você não pode devolver os corações mortos de homens e mulheres à vida. Deus é a fonte de seu poder. O manto de Seu Espírito Santo tem caído sobre você como um batismo de poder.

10. Deve Conhecer o Objetivo:
Seu objetivo não é limpar um corpo morto, ou embalsamar com especiarias, ou cobrir com linho fino. Todas estas coisas são reformas, mas você ainda tem um corpo morto. Seu objetivo não é ensinar moralidade, ou encobrir pecados, ou transformar a sociedade. O seu objetivo é a nova vida espiritual!

11. Deve Estar Vivo:
A. (Versículos 34-35) Depois da oração, Eliseu se inclinou sobre o cadáver e colocou sua boca na boca da criança morta. Ele colocou seus olhos em seus olhos, suas mãos em suas mãos. O corpo caloroso do homem de Deus cobriu o corpo frio da criança. Se você deseja levantar o morto, você deve entrar em contato com a morte. Quando Jesus teve que levantar-nos da morte, Ele morreu. Se você levantará o morto, você deve sentir o frio e o horror da morte.
B. Alguém pensariam que o homem crescido teria que se contrair sobre a criança, mas ao contrário, se diz que ele se estirou. Estender a mão aos homens e mulheres agonizantes é uma experiência de alargamento. Você deve deixar o conforto de sua casa e a segurança de seus amigos e ambiente cristão. Você deve sair de seu próprio caminho.
C. Quando ele cobriu a morte com a vida, o calor de seu corpo entrou na criança. Se você está morto, isto não acontecerá. Pôr um cadáver sobre outro é sem esperança. É em vão que pessoas agonizantes reúnam-se ao redor de outras almas mortas.

12. Não Deve Conformar-se Com Nada Menos Que a Vida:
A. Versículo 34 indica que as carnes da criança se tornaram quentes. Mas Eliseu não se conformou com este sinal de vida. Não é calor que nós buscamos, mas vida! Não é emocionalismo, mas o verdadeiro reavivamento.

B. Eliseu caminhou de um lado a outro, esperando e sem duvidar do chamado de Deus sobre ele. Então ele se estirou de novo sobre a criança. Desta vez, a criança soluçou sete vezes. (A palavra “soluçou” realmente significa “abrir a boca”). Quando ele abriu a boca, a nova vida entrou em seu corpo, então seus olhos se abriram. Quando os homens e mulheres abrem seu ser declarando-se culpados e são renovados pelo poder “como de um vento impetuoso” do Espírito Santo, eles também experimentarão a nova vida que flui do poder ressuscitador de Deus. Eliseu chamou a seu servo e a mulher: “Toma teu filho”. O morto havia sido restaurado à vida! 

Sem comentários:

Enviar um comentário