domingo, 8 de fevereiro de 2015

PLANTAÇÃO DE IGREJAS: O MODELO

OBJETIVOS:

Ao concluir este capítulo você será capaz de:

n Escrever os Versículos chaves de memória.
n Definir a palavra “igreja”.
n Identificar a Cabeça da igreja.
n Identificar o corpo da igreja.
n Identificar os líderes na igreja.
n Resumir a missão da igreja.
n Identificar um modelo da igreja do Novo Testamento.

VERSÍCULOS-CHAVE:

“Assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia. Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso” (1 Tessalonicenses 1:7-8).



INTRODUÇÃO

A ordem de Jesus foi para ir a todas as nações com o Evangelho, começando em Jerusalém e Judéia e estendendo-se a Samaria e a todas as nações do mundo. Jesus também ordenou, “à medida que seguirdes, cure o enfermo, expulse os demônios...”.

Mas além destas duas responsabilidades, nós encontramos um terceiro fator de evangelização que surge no Novo Testamento. Onde quer que os crentes tenham ido, enquanto eles estavam
ali, eles plantaram igrejas que poderiam nutrir os novos convertidos à maturidade. Esta é a primeira de três lições sobre plantar igrejas.

Este capítulo estuda a Igreja do Novo Testamento como um modelo do qual você pode aprender a começar igrejas. A próxima lição enfoca nos métodos bíblicos da plantação da igreja, e Capítulo Vinte e Dois explica como a igreja se multiplica.

O MODELO DO NOVO TESTAMENTO

Um “modelo” é um exemplo que foi projetado para ser seguido. O registro da primeira igreja nos tempos do Novo Testamento foi conservado para proporcionar um modelo subseqüente para plantar novas igrejas.


A DEFINIÇÃO DA IGREJA:

A palavra “igreja” significa “uma assembléia de pessoas que pertencem ao Senhor” ou “os convocados para fora”.

A verdadeira igreja não é um edifício ou organização. São todos os crentes nascidos de novo; pessoas que são chamadas “pedras vivas” em 1 Pedro 2:5. A palavra “igreja” também é usada para as comunidades locais de indivíduos que são parte do Corpo maior, o corpo universal de Cristo.

A CABEÇA DA IGREJA:

Jesus é a cabeça do corpo, da igreja. Deus disse que Ele...

“Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância” (Efésios 1:22-23, NVI).

A igreja está sendo construída sobre a rocha Jesus Cristo e sobre um alicerce de “pedras” menores estabelecidas pelos apóstolos e profetas da Igreja Primitiva.

O CORPO DA IGREJA:

Todos os crentes nascidos de novo são parte do Corpo de Cristo. Nós somos as pessoas através de quem Deus realiza Sua obra no mundo. A igreja tem sido descrita como um corpo porque funcionas da mesma forma que o corpo humano. Cada membro tem um dom espiritual para o ministério e um propósito especial no plano de Deus, assim como cada parte do corpo humano tem uma função única (1 Coríntios 12).

O corpo humano é somente uma de várias metáforas do Novo Testamento para descrever a Igreja. Uma “metáfora” é uma palavra ou frase que usa um objeto para descrever outro. Veja a seção “Para Estudo Adicional” desta lição para metáforas adicionais do Novo Testamento que descrevem a Igreja.

OS LÍDERES DA IGREJA:

Deus estabelece líderes com dons especiais na Igreja. Estes incluem apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, e mestres (Efésios 4:11-16). Seu propósito é equipar aos crentes para a obra do ministério. Eles fazem isto os ajudando a descobrir e usar seus dons espirituais. Os presbíteros e diáconos também servem a igreja nas áreas práticas do ministério. Veja Tito 1 e 1 Timóteo 3.

A MISSÃO DA IGREJA:

A missão da igreja é cumprir o propósito e planos de Deus como descrito em Efésios 1:9-11 e 3:10-11. O registro do Novo Testamento revela que todas as atividades da igreja estavam em duas áreas gerais:

n A primeira era a evangelização: Os crentes estavam constantemente ocupados pregando e ensinando o Evangelho, batizando os novos convertidos, levando-os a experimentar o batismo do Espírito Santo, curando, libertando, e expulsando os demônios.
n A segunda era a edificação: Edificação significa construir algo. Os crentes plantaram igrejas para ensinar e nutrir os novos convertidos até que eles alcançassem a maturidade como discípulos.

Há seis princípios importantes encontrados ao estudar a missão da igreja do Novo Testamento:

Primeiro: Elas foram responsáveis para levar o Evangelho a sua própria comunidade, nação, e mundo. A Igreja apresentou Jesus ao mundo como o Senhor e Salvador. Eles levaram as pessoas a uma relação correta com Jesus para que pudessem experimentar a salvação e a nova vida.

Segundo: O Evangelho foi pregado aos que não eram salvos onde eles estavam. Os apóstolos não alugaram um prédio ou se confinaram aos edifícios. Eles se reuniram nos átrios do templo, nas casas, em cenáculos (Atos 2:46 e 5:42). Eles pregaram através da evangelização em massa e da evangelização pessoal.

Terceiro: O Evangelho foi pregado como salvação através de Jesus, não um sistema de crenças ou cerimônias religiosas. Ele era baseado na Bíblia, centrado em Cristo, relacionado às necessidades, e demonstrado com poder.

Quarto: Os adultos eram o alvo principal porque quando ganhamos os adultos para Jesus Cristo, as suas crianças também serão alcançadas. Desta maneira, famílias inteiras se tornaram crentes. (Veja os relatos da conversão de Cornélio em Atos 10; o carcereiro de Filipos em Atos 16:31-33; Lídia em Atos 16:14-15; Estéfanas em 1 Coríntios 1:16; Onesíforo em 2 Timóteo 1:16; e Filemon em Filemon 2).

Quinto: Os novos crentes foram integrados na vida da igreja local. Eles foram ensinados e nutridos na oração e relacionamento com outros membros do corpo (Atos 2:42). Os crentes foram estabelecidos nas doutrinas, princípios, e práticas do viver Cristão. Eles foram ensinados a “observar todas as coisas” que Jesus havia ensinado.

Sexto: A igreja identificou e enviou aqueles que foram chamados para levar o Evangelho a outras áreas (Atos 13:1-3).

UM EXEMPLO EM TESSALÔNICA

A igreja em Tessalônica ilustra o modelo de evangelização e edificação que foram característicos das igrejas do Novo Testamento. Paulo lhes escreveu dizendo...

“... porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor. De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que em do Espírito Santo. Assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia. Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso, pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, e como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir” (1 Tessalonicenses 1:5-10).

Note o seguinte padrão nesta passagem:

“NOSSO EVANGELHO... CHEGOU A VOCÊS”:

A mensagem chegou às pessoas de Tessalônica pela Palavra de Deus e com a demonstração de poder. Ele foi pregado com convicção pessoal e com o poder do Espírito Santo.

“RECEBERAM A PALAVRA”:

Havia uma oposição considerável ao Evangelho, pois estas pessoas o receberam em meio de sofrimento severo. Elas deram as boas-vindas à mensagem com alegria do Espírito Santo.

“VOCÊS SE TORNARAM NOSSOS IMITADORES E DO SENHOR”:

Os convertidos seguiram o ensinamento e exemplo dos apóstolos e de Jesus, de quem eles eram apóstolos.

“TORNARAM-SE O MODELO PARA TODOS OS CRENTES”:

Eles imitaram um modelo, depois eles mesmos se tornaram um modelo.

“PARTINDO DE VOCÊS, PROPAGOU-SE A MENSAGEM DO SENHOR”:

Estas pessoas não tinham rádio, televisão, fitas de gravação de áudio ou vídeo, ou publicidade como alguns de nós temos hoje em dia. Eles usaram o método bíblico de compartilhar o Evangelho pessoa a pessoa.



TESTE O SEU CONHECIMENTO

1. Escreva os Versículos-chave de memória.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

2. Defina a palavra “igreja”.
_____________________________________________________________________

3. Quem é a cabeça da igreja?
_____________________________________________________________________

4. Quem é o corpo da igreja?
_____________________________________________________________________


5. Quem são os líderes estabelecidos por Deus na igreja?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

6. Qual é a missão da igreja?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Qual é modelo da igreja do Novo Testamento discutido nesta lição?
_____________________________________________________________________

(As respostas se encontram ao final do último capítulo neste manual.)


PARA ESTUDO ADICIONAL

1. Leia o livro de Atos e as epístolas do Novo Testamento. Estude cada referência onde a igreja é mencionada. Marque estas referências com “EV” quando se referir à evangelização e “ED” quando se referir à edificação. Seu estudo ilustrará como a Igreja primitiva cumpriu estas duas áreas da missão divina.

2. Aqui estão algumas outras “metáforas” usadas na Bíblia para descrever a Igreja:

n A família do Senhor: Mateus 6:9; Lucas 11:2; Romanos 8:15; Hebreus 2:10-11; Efésios 3:14-15; Romanos 8:17; 1 Timóteo 3:15

n Uma comunidade de crentes: 1 João 1:3; Atos 2:42-44

n Uma equipe de atletas: 1 Coríntios 9:24-26; Gálatas 2:2; 5:7; Filipenses 2:16; 2 Timóteo 2:5; 4:7; Hebreus 12:1; 1 Timóteo 6:12

n O exército do Senhor: 2 Coríntios 10:4-5; Efésios 6:11-12; 1 Timóteo 1:18; 2 Timóteo 2:3-4; 1 Coríntios 9:7; 1 Pedro 2:11

n Um rebanho: Atos 20:28; 1 Pedro 5:2-4

n Uma escola: (A idéia de que a Igreja é uma escola se reflete no fato que ensinar e treinar deve ocorrer como parte de seus ministérios), Mateus 28:18-20

n Servos ou mordomos: (do Evangelho) Mateus 25:14-30; 1 Coríntios 4:1-2; Efésios 4:12

n Um edifício: 1 Coríntios 3:9-15; Efésios 2:20-22; Mateus 16:18; 21:42; 1 Pedro 2:4-7; Lucas 6:46-49; Atos 4:11; Romanos 15:20; Salmos 118:22

n Um mistério: Efésios 3:4-6

n Um campo: 1 Coríntios 3:6-9; 2 Timóteo 2:6; Mateus 13:3-8, 18-20

n Um sacerdócio real: 1 Pedro 2:5-9

n A noiva de Cristo: João 3:29; 1 Coríntios 11:2; Efésios 5:21-32; Apocalipse 19:7-9

n A embaixada do Senhor: Efésios 6:20; 2 Coríntios 5:20
n A coluna e o fundamento da verdade: 1 Timóteo 3:15

n O santuário do Senhor: Atos 17:24; 1 Coríntios 3:15-17; Efésios 2:21-22; 1 Pedro 2:4-5

n Peregrinos: Filipenses 3:20; Romanos 12:2; Hebreus 11:3

n Caminho: Atos 9:2; João 14:6

n Herança do Senhor: Efésios 1:18

n A obra mestra do Senhor: Efésios 2:10; 1 João 3:2

n A luz do mundo: Mateus 5:14-16; Efésios 5:14

n A sal da terra: Mateus 9:49-50; Lucas 14:33

n Pescadores de homens: Marcos 1:17; Mateus 4:18-20; 13:47

n Um crisol de sofrimento: 1 Pedro 1:6-7; 4:12-17: Tiago 1:3

n Um ramo da oliva brava: (Gentios enxertados em Seu Corpo): Romanos 11:16-24.


Sem comentários:

Enviar um comentário